domingo, 24 de outubro de 2010

Comunidades do Itacuruçá e Pereirinha

Ilha do Cardoso (Google Earth)
As comunidades do Itacuruçá e Pereirinha estão localizadas na Ilha do Cardoso, no municipio de Cananéia, litoral sul do estado de São Paulo. Além dessas duas comunidades, a Ilha do Cardoso tem mais quatro comunidades caiçaras: Marujá, Enseada da Baleia, Pontal do Leste e Cambriú.






Passeio de voadeira
Ao longo do Canal do Ararapira, as comunidades do Itacuruçá e Pereirinha são as mais próximas da barra de Cananéia, localizadas na baía de Trapandé, a 6,5 km da cidade. A única forma de chegar até aqui é de barco: a travessia é feita por voadeiras (embarcação de pequeno porte) ou escunas (detalhes na seção Como chegar).





Praia do Itacuruçá

A praia do Itacuruçá, ao pé do morro do Pereirinha e com uma extensão de 11 Km, apresenta águas calmas, vegetação de restinga preservada, costões rochosos e mangues (detalhes na seção Roteiros Ecoturísticos). 
   

Rio Perequê (desembocadura)

Em uma de suas extremidades é banhada pelo rio Perequê, abrigo de uma grande quantidade de peixes e caranguejos e com presença de alta diversidade de pássaros (outras fotos na seção Retratos do Itacuruçá).










Boto na beira da praia

Uma das atrações mais admiradas pelos visitantes de nossa comunidade é a observação de botos na beira da praia: é possivel tirar fotos e nadar bem pertinho deles (outros fotos na seção Retratos do Itacuruçá).








Trilha do Manguezal
Na comunidade do Pereirinha está estabelecido o Núcleo Perequê do Parque Estadual da Ilha do Cardoso. A partir da Trilha do Manguezal que atravessa o rio Perequê por uma ponte suspensa, o turista tem acesso às estruturas do Núcleo e a mais dois roteiros ecoturísticos: a Trilha Didática e Poço das Antas (detalhes na seção Roteiros Ecoturísticos).







Comunidade na Festa de Santo André
Nossa comunidade é tradicionalmente caiçara, com forte influência indígena. Os moradores tradicionais apresentam um apurado conhecimento da natureza que é passado de geração em geração e que foi desenvolvido ao longo dos cerca de 450 anos habitando a Ilha em harmonioso convívio com o meio ambiente. A rica cultura caiçara também é cultivada até os dias atuais, incluindo nossa comida típica, festividades tradicionais, pesca artesanal, linguagem, crenças, modo de vida, artesanato e confecção de redes (outros detalhes na seção Nossa Cultura Caiçara e na seção Festa de Santo André) .






Despesca de cerco de tainha
A pesca é a nossa principal atividade de subsistência, principalmente a pesca da tainha em cercos e em redes artesanais (tarrafas, feiticeiras, redes de lanço). Em decorrência das restrições impostas pela criação da unidade de conservação (PEIC) em 1962, e com o respaldo do plano de manejo de 1998, o turismo de base comunitária passou a ser uma fonte de renda alternativa e complementar a pesca (outros detalhes na seção Ações da Amoip).





Nas outras seções detalhamos como chegar aqui, onde ficar, o que comer, quais roteiros ecoturísticos podem ser feitos, monitoria ambiental, nossa festa tradicional (Santo André), ações da nossa associação de moradores (Amoip) e um pouco do nosso lugar e cultura caiçara local.

Venha conhecer nossa comunidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário